Pinacoteca do Amazonas: dica de espaço cultural para conhecer em Manaus

Updated: Jan 4


A dica de hoje é sobre um espaço cultural que nós amamos. A Pinacoteca do Estado do Amazonas. Uma das melhores curadorias de pintores e artistas regionais e locais, que vão do pitoresco ao moderno.


Viajantes, curiosos e pais com crianças que amam arte, realmente podem passar um bom tempo tentando entender a história por trás dos quadros e da Amazônia, que estão na Pinacoteca.


Seu acervo museológico é composto por doações de artistas plásticos e aquisições realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A Pi -


nacoteca, ao longo de seus 53 anos, conquistou um acervo de aproximadamente 2.300 obras de artes de artistas plásticos locais, nacionais e internacionais, nas mais diversificadas técnicas.


Os artistas do movimento do Clube da Madrugada são alguns dos destaques da Pinacoteca. Já que tiveram grande influência nas artes plásticas do Amazonas. O Clube da Madrugada tem seu início nos anos 50 inspirado na geração modernista de 1945, muito ligado à maneira de pensar regionalista, logo esse clube finca os pés em Manaus com sua sede debaixo de uma árvore na Praça da Polícia e decide não mais fazer o êxodo, ou seja, ninguém mais abandonaria o clube pra viver no sul do país, várias produções foram feitas a partir dessa formação clubista.


O Clube da Madrugada foi fundado por jovens intelectuais de Manaus, entre eles Saul Benchimol, Teodoro Botinelly, Celso Melo e Luiz Bacellar, surgiu com o objetivo de resgatar a literatura manauara.


Conheça a Pinacoteca Pública do Estado do Amazonas e outros espaços culturais

incríveis em nosso walking tour pelo centro histórico de Manaus e seus lugares incomuns.


Uma dica bônus: Quando você for a um museu ou espaço cultural aonde há alguém responsável pelo espaço, pergunte tudo o que você quer saber sobre a obra e a história do artista pra ela. Essas pessoas são responsáveis por estudar tudo a res-


peito do espaço aonde as obras estão, os artistas e a história da arte por trás das obras.


#amoviajar #loucosporviagem #visitbrazil #turismonobrasil #viajarfazbem #viajar #viajes #turistando #viaje #vacaciones #dicasdeviagem #amazonas #manaus #amazonia #florestaamazonica #mapetitemanaus #partiubrasil #viajes #essemundoenosso #turistando #wanderlust #culture #rainforest #amazonrainforest

Amazônia, Manaus - Brasil

Rua Santo Antenodoro, nº 235. Flores

Tel. +55 92 98161 - 9631

wyk.connect@gmail.com  | contato

uika.reservas@gmail.com | reservas

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Whatsapp

© UIKA Experiências & Turismo Comunitário | Designed Camila Matos